O meu preço por hora é de € 80 (+IVA), com um serviço mínimo de duas horas.

Trata-se de um preço competitivo em relação a outros caricaturistas profissionais altamente especializados, que têm uma enorme paixão pela sua arte. Os vossos convidados receberão uma peça de arte que é, inegavelmente, a cara deles. Mantenho o meu preço por hora uniforme para todos os clientes, assim, todos recebem um tratamento justo e por igual…ou seja, não faço descontos nem “negoceio”, não realizo trabalhos para ter mais exposição, nem cobro por desenho. (Caso se trate de um evento de angariação de fundos para uma causa solidária, sugiro que se consiga o patrocínio comercial ou individual para custear o serviço – desta forma, as caricaturas serão a melhor forma de publicitação que poderá alcançar, uma vez que se trada de algo que as pessoas podem guardar e estimar. A generosidade do doador será assinalada em cada desenho.

Informação pormenorizada sobre o desenho de caricaturas ao vivo

Quantas caricaturas consegue fazer numa hora?

Depende do tipo de caricatura. Caso esteja a desenhar a preto e branco com rostos sombreados (que consiste em 95% do meu trabalho) meu ritmo é de 10 rostos por hora. Se falarmos de apenas delinear o rosto (sem sombrear ou inserir uma cor de fundo) consigo desenhar 12 rostos por hora. O nome e a data do evento são escritos antecipadamente em cada folha, apenas uso um fundo numa ou duas cores, que se enquadra no tema ou cor da escola, casamento ou da empresa. Para caricaturas a cor, normalmente faço 8 por hora. Caso deseje também o corpo, isso acrescenta mais um ou dois minutos a cada desenho. Isto é apenas uma velocidade aproximada, já que também depende do quão rapidamente as pessoas se sentam-se e levantam, da idade delas, se são conversadoras, etc.

Quantas pessoas consegue desenhar numa folha? Têm todas de se sentar ao mesmo tempo?

Eu consigo colocar quatro rostos numa só folha. Demora o mesmo tempo que desenhá-las individualmente. Não precisam de se sentar todas ao mesmo tempo – aliás, normalmente, há apenas uma ou duas cadeiras disponíveis para os modelos.

Que tipo de espaço precisa para se instalar?

Eu uso uma mesa de desenho portátil e reclinável. O cliente fornece-me duas ou três cadeiras – uma para mim e uma para o meu modelo – duas, caso haja muitos casais que queiram ser desenhados. Se houver disponibilidade, uma pequena mesa será muito bem-vinda. Consigo realizar o meu trabalho sem ela, mas é agradável ter um local para o colocar o meu cartaz, para as pessoas pousarem as bebidas, etc. Irei precisar de aceder uma tomada elétrica para ligar a lâmpada do meu cavalete.

Caso o evento seja ao ar livre, preciso de um local à sombra para que os meus modelos não tenham de semicerrar os olhos. Por favor, não me coloque junto a colunas de som ou geradores, é importante que eu possa falar com os convidados!

Quero contratá-la para o meu evento. O que devo fazer?

Depois de o cliente me ter contactado por correio eletrónico, eu remeto um contrato simples que enuncia as especificidades do nome do evento/cliente, informação para contactos, localização do evento, e tudo o que quer que tenha consideração (por exemplo, se o evento é uma surpresa, se tem um tema, o que gostaria que escrevesse em cada folha, se há indicações especiais, etc.). Preciso que efetue o pagamento de 1/3 do valor para reservar a data para si (após tê-lo recebido, eu declino quaisquer outros pedidos para os meus serviços para o período contratado). Se, por qualquer razão, não me for possível deslocar ao seu evento eu, ora devolvo-lhe o dinheiro, ora compensá-lo-ei de forma adequada. Finalmente, desloco-me até si no próprio dia e começo a desenhar sorrisos e gargalhadas!

Qual o formato de papel usa?

Eu uso folhas de cartolina A3. Um saco de plástico transparente é sempre fornecido com cada caricatura.

Durante quantas horas é capaz de desenhar? Precisa de fazer pausas?

Eu tenho um serviço mínimo de duas horas para todos os eventos. Se o local do evento for particularmente longe poderei pedir um mínimo de três horas.

Todavia, sou capaz de desenhar durante qualquer período de tempo. Já tenho desenhado sem parar por doze horas em alguns festivais onde participei. A maior parte das sessões duram entre duas e cinco horas. Em relação a pausas, só as estritamente necessárias e curtas, já que quero desenhar o maior número possível de participantes ou convidados!

Como gere as filas?

Geralmente, a melhor abordagem é quem chega primeiro é atendido primeiro. As folhas de lista de espera não funcionam bem, perde-se bastante tempo à procura da pessoa caso ela não esteja por perto. A beleza em fazer caricaturas ao vivo é que entretém várias pessoas ao mesmo tempo, enquanto elas estão à espera de serem desenhadas! O meu horário de desenho é colocado no cartaz junto a mim para que todos saibam quando vou terminar. Caso me peçam para ficar mais tempo, também escreverei lá.

Gostaria de ter uma caricatura?